quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Playlist: Summertime Sadness


Estava olhando pelos 374 blogs que eu tive no passado espalhados por toda a internet, buscando por textos antigos meus que gosto para publicar aqui, e percebi que nas inúmeras playlists que eu costumava publicar a quantidade de artistas que ouço ainda hoje. O ano era 2007 e eu ouvia Keane, John Mayer, The Killers, Ryan Adams, Norah Jones, Joss Stone.. Os anos passaram, as postagens prosseguiam, chegamos em 2013 e eu continuo ouvindo-os. Com o tempo apareceram uma ou outra novidade, bandas e artistas que nem lembro que existem e se perderam em arquivos esquecidos em um canto do HD ou do iPod. Por isso para esta primeira playlist do I.AM.U.R. resolvi selecionar, além da temática do verão, somente artistas novos, com a maioria divulgando seu primeiro trabalho ou EP, mas que mostram potencial para se tornarem constantes em outras listas no futuro. Se isso realmente irá acontecer, só o tempo (e outros 374 blogs a mais) poderão responder...

1. The Chevin - Songs for the Sun: Banda inglesa da cidade de Leeds, lançou no início de 2012 o EP "Champion", com o qual ganhou uma certa notoriedade por conta do single homônimo, e no final do ano passado lançou o álbum de estréia "Borderland". Vale a pena conhecer o trabalho da banda, bastante diversificado nesta estréia, com destaque para "Drive", segundo single extraído do álbum.

2. Pacific Air - Rpses: Dupla de irmãos que fazem um som bastante peculiar, anteriormente conhecidos pelo nome de KOKO, trazem uma mistura de rock alternativo, surf music com dream rock, algo parecido com o som do Spiritualized. Lançaram no final do ano o EP "Long Live KOKO", e tem seu disco de estréia aguardado para 2013.

3. The Neighbourhood - A Little Death: Banda californiana de rock alternativo que mistura sonoridade de hip hop com o clima noir dos filmes de detetive dos anos 50, como pode ser visto em seus clipes, em especial, "Female Robbery", que segue a "escola Lana Del Rey" de colagens videoclípticas. As semelhanças com Lana Del Rey não param por aí, parte do seu trabalho vem sendo produzido por Emile Haynie, uma das cabeças por trás do "Born to Die". Devem lançar seu álbum de estréia também em 2013.

4.  Sky Ferreira - Everything is Embarrassing: A cantora descendente de portugueses e brasileiros já é bem conhecida e queridinha da blogosfera por pelo menos uns 3 anos, porém só tem lançados EPs neste tempo. Fluindo pelos mais diferentes gêneros musicais, sem uma identidade musical definida, no último EP, Ghost, Sky Ferreira parece ter acertado a mão com o som pop dos anos 80. A espera pelo seu álbum de estréia já dura mais de um ano, será que 2013 sai?

5. HAIM - Forever: Rock dos anos 80 e 90 tocado por 3 irmãs da California, também são aguardadas em 2013 com um álbum de estréia após a comoção causada pelo EP "Forever", que mesmo sendo lançado no final de 2012, figurou em muita lista dos melhores lançamentos do ano de sites importantes.

6. The Lumineers - Ho Hey: Revelação do country/folk do ano de 2012, junto com o Alabama Shakes, lançaram seu álbum de estréia homônimo em 2012 e com o single "Ho Hey", seu refrão grudento e sem invencionices, conseguiram romper a barreira do gênero e aparecer bem nos rankings da Billboard.

7. Lana Del Rey - Summertime Sadness (Radio Mix): Grande revelação e controvérsia do ano, Lana Del Rey apareceu no final de 2011 com seu smash-hit 'Video Games', para finalmente lançar seu álbum de estréia "Born to Die" no início de 2012, e relançá-lo, precocemente diga-se de passagem, com a Paradise Edtion, em novembro de 2012. Mesmo com especulações sobre estratégia de marketing pesado, inúmeros vazamentos de discos gravados sob outro nome, Lana continua sua carreira interessada em fazer arte, e consegue, como podemos ver nos clipes de "Blue Jeans", "Ride" ou sua interpretação inspirada do clássico "Blue Velvet" ou nas suas composições como "Born to Die" e "Radio".



Nenhum comentário: