segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

La Jeunesse

Espero pelo dia em que recordarei com nostalgia de dias como esses. Dias em que sou jovem, belo e saudável. Belo e saudável?! Ok, vamos partir do pressuposto que isso é a verdade, pois quando se é jovem, apesar dos crescentes índices de morbi-mortalidade e feiúra, se é belo e saudável. Então, suspirarei com pesar, frente ao maçante presente, sobre passeios na praia, sexo casual, pequenos atos de terrorismo social encarados como se o mundo girasse ao meu entorno e sob à minha vontade. A vida então, na minha juventude, será como um eterno verão, sem problemas, pernas para fora, pele eternamente bronzeada e sorrisos de propagandas de creme dental. Mas será que foi isso mesmo? Pois tudo que vivo são dias iguais, repetidos, saltados por um ou dois acontecimentos que daqui à um mês eu não vou lembrar. A faculdade me toma 89% da minha vida e, não, eu não estou reclamando disto. Não disto.

Eu passo os dias esperando chegar o final de semana para na sexta feira eu sair e não gostar, e no sábado, eu arrepender-me de ter saído na sexta e acabar sozinho, zapeando por programas de humor sem graça e sitcoms sobre uma outra juventude. Um pouco mais velha, é verdade, mas também frustada com seus empregos e com medo de envelhecer sozinho. Pode soltar a risada de auditório. A juventude é uma piada sem-graça. Ninguém está rindo.

Eu afundo na tecnologia, música indie-rock e comida delivery e é só mais uma fuga. Não sou muito diferente de quem acha que por acompanhar a vida dos ídolos pop norte-americanos, tem a vida 7% mais interessante do que a população normal. Os livros não possuem as respostas, cansei de buscá-las. As telas de cinema, na melhor das hipóteses, oferecem um escape do mundo real por 2 horas, isso se não ofertarem um outro tipo de ilusão, com pessoas infinitamente mais realizadas profissional e pessoalmente do quê eu jamais serei. Todos os problemas se resolvem no tempo da projeção. Deve ser por isso que se chama cinema.

Tenho que comprar todos os lançamentos da Apple, mesmo sabendo, no momento da compra, que aquele objeto está fadado a tornar-se obsoleto em 8 meses. Como Adão e Eva, ainda não sabemos resistir à uma maçã, hein? Na vida amorosa, o máximo que consigo são 2 encontros com garotas que riem sem razão aparente e que não têm objetivo maior na vida do que combinar os sapatos com a blusa, e nem isso, Deus, conseguem fazer direito. É a velha máxima "quem me interessa, não me quer" (ou ao menos sabe que eu existo e das minhas intenções?). Se é mesmo que existo e não sou a projeção de uma quase-vida. Um sonho dentro do sonho, como no filme que vi um dia desses.

Estou com raiva dos meus pais e nem sequer me lembro a razão. Não os culpo por nada, deve ser difícil acordar e não ter mais nada que fazer a não ser pôr no modo ‘automático’. Eu sei como é isso, sei desde os 13 anos. Eu já sabia que seria desta maneira... De alguma forma, tive essa visão do futuro naquela época e desde então carrego um quase sorriso no rosto: mezzo conveniência, mezzo sarcasmo. A gente nunca vai ter mais do que isso, sabe? As espinhas que saíam, com mais frequência e fúria do que hoje, coloriram meu rosto, denunciando que havia algo em ebulição abaixo da superfície. Troubled water runs deep. Será que a chama se apagou ou o ponto de ebulição está alto demais? Há muito tempo aprendi que por ter o ponto de ebulição de 100° C, a água pode ser encontrada na forma líquida na Terra e que após uma intricada série de reações químicas muito complicadas para acontecerem de verdade, deu início a um processo que continua até hoje… -Voilá! Fez-se a Vida, nascida nas águas de um oceano primordial, atualmente recostada no meu sofá…

Mas tudo isso não interessará quando estiver grisalho e as lembranças forem uma névoa de insatisfação e comodismo, onde me perguntarei se não fui a bares e boates suficientes? Onde gastei o meu precioso tempo? Já não fiz besteiras suficientes esperando pela vida acontecer e assistindo a juventude passar? Pode soltar a risada de auditório e subir os créditos. Ninguém está rindo.

Nenhum comentário: